Desativar a verificação em duas etapas
Como retirar autenticação de dois fatores?
- Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Continuar.

2. Digita a senha e clica no botão Entrar.

3. Cidadão deve clicar no cart Segurança da Conta.

4. Cidadão deve clicar no cart Verificação em duas etapas.

5. Cidadão deve clicar no botão Desabilitar verificação em duas etapas..

6. Verificação em duas etapas estará retirada.
Lista de serviços
-
O que é Certificado Digital?Item de lista 1
O certificado digital ICP-Brasil é uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meio eletrônico.
-
Quais as informações contidas no Certificado Digital?Item de lista 2
As principais informações que constam em um certificado digital são: chave pública do titular, nome e e-mail, validade do certificado, nome da Autoridade Certificadora - AC que emitiu o certificado, número de série do certificado digital, assinatura digital da AC.
-
Quem pode obter Certificado Digital?Item de lista 3
O certificado digital pode ser obtido por Pessoa Física, Pessoa Jurídica, pois é gerado tanto pelo CPF quanto pelo CNPJ.
-
Quais os Certificados Digitais que fazem parte da ICP-Brasil ?Item de lista 4
A ICP-Brasil possui certificados digitais A (Identificação e autenticação), S ( proteção de arquivos confidenciais) e o Certificado T (Carimbo do Tempo).
-
Como e realizada a atualização da Aplicação Meu Certificado ?
A aplicação é atualizada diariamente, porém as bases de certificados são enviadas ao ITI pelas Autoridades Certificadoras, devido ao alto fluxo de dados podem ocorrer atrasos na atualização. Quando não encontrar o seu certificado emitido, aguarde que em breve ele estará disponível para consulta.
-
Como adquirir uma cópia do meu certificado digital?
É possível realizar uma cópia de segurança no momento da instalação do certificado digital.
-
Perdi meu certificado digital, é possível baixá-lo novamente?
Não, uma vez perdido, o certificado digital não pode ser baixado novamente.
-
Posso enviar meu certificado digital para terceiros?
Não, é proibido compartilhar seu certificado digital com terceiro, pois ele contém informações pessoais e pode ser usado para autenticações e assinaturas em seu nome ou em nome de sua empresa.
-
Como posso bloquear o acesso de alguém que esteja com meu certificado digital?
Entre em contato com a Autoridade Certificadora imediatamente e solicite a revogação do certificado. A Autoridade Certificadora deverá fornecer as instruções de revogação do certificado, assim impedindo que ele seja utilizado por terceiros.
-
O antigo sócio administrador da empresa faleceu, e também sou sócio cotista, posso emitir o Certificado Digital da empresa?
Sim, desde que você esteja cadastrado como representante legal na Receita Federal do Brasil e os documentos estejam devidamente registrados na Junta Comercial e os documentos da empresa estejam atualizados. O novo administrador ou representante legal da empresa pode emitir o certificado digital.
-
Qual a idade mínima do titular para fazer um certificado digital?
Não existe idade mínima para emissão do certificado. Em caso de menores de idade pode ser feito por emancipação (A emancipação é um mecanismo legal por meio do qual uma pessoa que ainda não tenha completado 18 anos adquire o que se chama de “capacidade civil”, que permite exercer alguns direitos que não seriam permitidos para os menores de idade. Para ser emancipado, uma pessoa precisa ser maior de 16 anos.). Caso seja menor de 16 anos, deverá ser acompanhado pelos pais para a emissão do certificado.
-
Posso emitir um certificado digital por procuração de PF ou PJ?
[Pessoa Jurídica] Sim, a procura deve ser específica para este fim e pode precisar ser registrada em cartório, em conformidade com as exigências da Autoridade Certificadora.
[Pessoa Física] Não podemos emitir Certificado de pessoa física por procuração.
-
Como me certificar que uma assinatura foi feita com certificado digital?
Utilize um software de verificação de assinaturas digitais ou uma plataforma de seleção online para validar a assinatura e o certificado utilizado, como por exemplo, o Validar ICP-Brasil (https://validar.iti.gov.br/).
-
Assinatura eletrônica tem validade jurídica?
Sim, a assinatura eletrônica realizada com um certificado digital ICP-Brasil tem validade jurídica e aceita como prova em processos legais. É importante ressaltar que, além das assinaturas comprometidas, existem também assinaturas eletrônicas avançadas. Enquanto a assinatura avançada garante um nível elevado de segurança e integridade dos dados, a assinatura transferida, que utiliza um certificado digital ICP-Brasil, oferece o mais alto grau de segurança e é reconhecida legalmente de forma plena, sendo considerada o meio mais seguro para a autenticação de documentos eletrônicos.
-
O Certificado digital vence? Como saber a validade do meu certificado digital?
Sim, os certificados digitais possuem uma validade, que geralmente varia de 1 a 3 anos. Você pode verificar a validade no software que gerencia seu certificado digital. Ou pelo próprio Google Chrome seguindo os passos a seguir: [1] Abra o google Chrome, clique no ícone que tem a forma de um símbolo de “três pontos verticais” (Situado a diretamente superior do navegador) e escolha a opção configurações; [2] Vá em “Privacidade e segurança”; [3] Procure e clique no botão “gerenciar certificados”. Uma caixa de diálogo será aberta, exibindo dados, como seu nome, CPF, autoridade certificada e a validade do seu certificado digital.
-
Quais são os modelos de certificado digital existentes?
Existem diversos modelos, como e-CPF (para pessoas físicas), e-CNPJ (para pessoas jurídicas), e diversos tipos específicos para profissionais (médicos, advogados, etc.) e específicos (NF-e, SSL, etc.).
Por que minha assinatura digital aparece inválida no Adobe?
A resposta é técnica. Em 2016, a Adobe incluiu em seu repositório de Certificados confiáveis o da raiz da ICP-Brasil v2, que é a hierarquia da qual os Certificados A1 fazem parte. Com isso, todo Acrobat ou Reader atualizado consegue verificar e realizar assinaturas digitais no formato PAdES – simplificando em PDF – de maneira facilitada.
No entanto, essa atualização exige que seja feita uma configuração para o que Certificado A1 seja aceito, eliminando a mensagem de “assinatura inválida”.
Como remover a mensagem de assinatura digital inválida do Adobe?
Basta seguir o passo a passo:

Figura 1 – Menu de preferências.

Figura 2 – Painel de assinaturas digitais.

Figura 3 – Lista de certificados confiáveis.

Figura 4 – Editar confiança de um certificado confiável.
Apague todo o conteúdo do campo “Políticas de certificação”, destacado acima. Caso queira, também é possível apagar a descrição, mas isso é opcional.
Após essa configuração uma assinatura feita com Certificado A1 será reconhecida como válida, salvo os casos de outros problemas não relacionados com o Certificado.
Recebi/assinei um documento assinado com Certificado A1. A assinatura aparece inválida. De fato, está sem validade?
Se o Certificado A1 estiver dentro da data de validade, não está inválida, de fato. Mas o ideal é, antes de assinar no Adobe, realizar a configuração disponível no item anterior. Já a verificação pode ser feita no https://validar.iti.gov.br/.